terça-feira, 15 de maio de 2012

Lenovo Thinkpad X1 Carbon: o ultrabook ultraleve feito com fibra de carbono


Lenovo Thinkpad X1 Carbon.
Hoje os tablets são os queridinhos da computação móvel, mas não tire os ultrabooks do jogo ainda. Pelo menos não antes de dar uma olhada atenta no levíssimo e todo feito em fibra de carbono Thinkpad X1 Carbon da Lenovo. Ele é resistente, leve e você não precisa ser um funcionário padrão no escritório para querer um.
O X1 Carbon é a última adição à popular série X1 da Lenovo. Apesar da espaçosa tela de 14″, o X1 Carbon pesa apenas 1,36 kg — o que o torna o notebook mais leve nesse tamanho —, graças à carcaça de fibra de carbono. A tela tem resolução nativa de 1600×900. O sistema aguenta até 8 GB de RAM DDR3, roda o Windows 7 Professional 64 bits e tem a bênção dos processadores Ivy Bridge da Intel dos quais você tem tanto ouvido falar.
Tive uma rápida experiência com o X1 Carbon na demonstração à imprensa e, tenho que dizer, é impressionante — 1,36 kg em um sistema tão robusto e com uma tela desse tamanho é covardia. Há um teclado Thinkpad completo que é resistente a respingos e tem retroiluminação. E a tela não é apenas grande, ela é fosca (antirreflexiva), um ponto onde apenas a Samsung tinha chegado antes. O mais incrível, porém, é a qualidade geral de construção. Se o MacBook Air é uma boneca de porcelana, o X1 Carbon é um G.I. Joe envolto em Kevlar.
No papel o X1 Carbon tem autonomia de até 10h, o que se traduz em quase um dia inteiro de trabalho em condições reais. Mas ainda que não chegue a tanto, o recurso Rapid Charge significa que você pode ter 80% da capacidade da bateria recarregada em apenas 30 minutos de tomada. Bastante útil naquelas paradas de 45 minutos com o notebook prestes a pedir arrego.
Outras características chave são a câmera frontal que grava em 720p e o Dolby Home Theater v4 — muito bom para aquelas reuniões bacanas com fornecedores. A câmera tem um software de reconhecimento facial que segue seus movimentos, então você não precisa ficar sentado sem se mexer para os lados na frente do notebook, enquanto o sistema da Dolby garante a captura da sua voz ao mesmo tempo em que filtra os ruídos do ambiente. O X1 Carbon também traz conectividade 3G para aqueles momentos onde nenhum ponto de acesso Wi-Fi está disponível.
Ainda não se sabe o preço, mas espera-se que o lançamento ocorra até o meio do ano. Nos EUA, existe o risco de a Lenovo limitar a disponibilidade do X1 Carbon à sua loja online. No Brasil, nada ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não ofenda, não divulgue outros blogs nem outros sites sobre o mesmo.